CULTURA E SEUS SENTIDOS: As lendas brasileiras
- Jonathan Pessoa

- 1 de jun. de 2022
- 2 min de leitura
Saci, curupira ou papa-figo? Na sua região você conhece algum tipo de lenda? A lenda, de um modo geral, é uma narrativa fantasiosa transmitida pela tradição oral através dos tempos. Misturando fatos reais com imaginários, ela faz parte da cultura imaterial de um determinado povo ou grupo social e procura explicar os acontecimentos sobrenaturais que fogem à racionalidade e à compreensão humana. No Brasil existem, por exemplo, diferentes tipos de lendas rurais e urbanas que promovem coesão social e permitem traçar um perfil da identidade cultural brasileira.
Nesse sentido, nesta quarta-feira (01/06), no Componente "A Cultura e seus Sentidos" do Itinerário Formativo "A Cultura em Movimento" (UC1), tentando pesquisar e recolher as diferentes tradições orais existentes na comunidade de Ibiúna, os estudantes da PEI Lino Vieira Ruivo foram a campo para tentar levantar os dados das principais lendas existentes no município e tentar assim registrar e preservar a identidade cultural do povo ibiunense. Veja agora, portanto, o relato recolhido e socializado pela estudante Laryane Aparecida Rodrigues de Camargo:

Corpo Seco
"Nunca fui muito de acreditar em lendas ou assombrações, mas quando ouvi a história do corpo seco mudei de ideia.
Minha irmã fazia um curso de enfermagem na cidade de Ibiúna e chegava em casa mais ou menos 00:30h. Uma vez, ao voltar para casa, num ônibus quase vazio ela e a amiga viram algo passar correndo. Parecia um cachorro misturado com uma pessoa muito desnutrida. O motorista do ônibus, assustado, sem saber o que era, freou em cima da 'coisa' que, de repente, sumiu no meio do mato.
Minha irmã chegou desesperada em casa por nunca ter visto algo daquele jeito e me contou tudo o que tinha lhe acontecido. Eu, sem acreditar, dei risada e voltei a dormir. Porém, por volta das 03 horas, acordei e algo sombrio estava em cima de mim. Entrei em desespero e comecei a chorar. Fiquei acordada até às 07 horas assistindo 'dorama' para tentar me distrair e nunca mais duvidei das coisas que podem existir".
Qual lenda é a sua?
Siga-nos pelas redes sociais
*Facebook*: https://www.facebook.com/profjonathanpessoa
*Instagram*: https://www.instagram.com/profjonathan_pessoa/
*Twitter*: https://twitter.com/jonathanpess88
Comentários