METODOLOGIA ATIVA: Mapas Mentais
- Jonathan Pessoa

- 15 de jun. de 2022
- 2 min de leitura
Como posso desenvolver metodologias ativas nas minhas aulas se não tenho acesso à tecnologia? Esta talvez seja uma das perguntas que mais angustiam os professores no dia a dia da sala de aula. De fato, a falta de acesso à internet com boa qualidade, a falta de dispositivos tecnológicos adequados e da infraestrutura necessária se tornou um problema histórico, grave e crônico na maior parte das escolas públicas brasileiras. No entanto, mesmo assim, isso não quer dizer que o professor com bastante criatividade e coragem não possa inovar e buscar estratégias para tornar o aprendizado de seus estudantes mais significativo e dinâmico.
Nesse sentido, uma boa estratégia é, por exemplo, ao longo da aula, a elaboração e a utilização de Mapas Mentais pelos próprios alunos. Criada pelo escritor inglês Tony Buzan, de acordo com Calçade, a técnica consiste em fazer uma espécie de resumo do conteúdo, por meio das informações principais em palavras-chaves, desenhos ou pequenos ícones, que devem funcionar como uma âncora, que puxa o restante do conteúdo na memória (CALÇADE, 2019). Trata-se, na verdade, de um pequeno diagrama produzido a partir de uma ideia central, que vai se desdobrando e se amplificando em diferentes ramos.
Por que é bom desenvolver a técnica do Mapa Mental? Quais são os benefícios dela? Entre outras palavras, o Mapa Mental é bom porque ajuda na organização do pensamento, memorização e aprendizado de conteúdos. Do mesmo modo, auxilia também tanto na compreensão e resolução de problemas quanto na sistematização e gestão de dados e informações (FIA, 2021).
Observe abaixo, para ficar mais claro, a partir do tema da Primeira Guerra Mundial. os mapas mentais desenvolvidos pelos estudantes no Componente Curricular de História lecionado pelo Prof. Jonathan Pessoa no PEI Lino Vieira Ruivo (Ibiúna/SP):
Como fazer:
Organize os alunos em diferentes grupos;
Peça que eles, através do apoio do livro didático ou de uma pesquisa bibliográfica na internet, estudem o tema proposto para o desenvolvimento da aula;
Em seguida, numa cartolina, motive os estudantes a registrarem ali o tema principal;
Depois, num outro momento, oriente a turma para listar também as diferentes palavras-chaves para a compreensão do conteúdo;
Antes de terminar, peça também para que, em formato de tópicos, eles desenvolvam a explicação de cada palavra-chave;
Por fim, após a organização da ordem de apresentação dos tópicos e das palavras-chaves, requisite que os estudantes façam desenhos bem coloridos para ilustrar de maneira criativa as ideias representadas pelo mapa mental.
Gostou da dica? Quer receber novas ideias?!
Então, siga-nos pelas redes sociais:
*Facebook*: https://www.facebook.com/profjonathanpessoa
*Instagram*:https://www.instagram.com/profjonathan_pessoa/
*Twitter*: https://twitter.com/jonathanpess88
BIBLIOGRAFIA:
CALÇADE, Paula. Como suar mapas mentais para melhorar o aprendizado na escola. Nova Escola. 17 ago 2019. Disponível em: Como usar mapas mentais para melhorar aprendizagem na escola | Nova Escola Acesso em 15 jun 2022.
Mapas mentais: benefícios, como construir, dicas e modelos. FIA Business School. 08 out 2021. Disponível em: Mapas mentais: benefícios, como construir, dicas e modelos - Blog FIA Acesso em 15 jun 2022.









Comentários