FILOSOFIA: Storytelling
- Jonathan Pessoa

- 11 de mai. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 27 de out. de 2022
Você acha muito difícil desenvolver uma atitude filosófica? Não consegue compreender as diferentes teses e teorias? Fica calmo! Pois, apesar das inúmeras problematizações e questionamentos, no fundo, filosofar nada mais é do que contar uma boa história! Através de sua própria experiência, o sujeito, por meio dos seus sentidos, percebe o mundo à sua volta e explica o fenômeno utilizando-se de uma narrativa própria.
Por esse motivo, nesta quarta-feira (11/05), os estudantes da 1ª Série do Novo Ensino Médio, dentro de uma atividade de sensibilização para começar a discutir os impactos do capitalismo no mundo contemporâneo, realizaram um storytelling a partir de uma leitura e análise iconográfica. Ao observarem a imagem destacada abaixo, eles criaram um história bastante criativa com base nas seguintes questões propostas pelo professor: 1) Que sentimentos a imagem transmite?; 2) O que será que a pessoa da imagem está pensando?; 3) O que a pessoa observa e por quê?; 4) Quais são os seus desejos e preocupações?

Ficou curioso para saber o resultado?!
Confira agora a produção dos estudantes abaixo:
O homem e as estrelas
(Por Kauan Queiroz - 1ªB)
Um homem era muito solitário. O nome dele era Eduardo. Ele vivia num grande sítio. As únicas companhias dele eram um cachorro e dois cavalos. Num dia o cachorro dele começou a latir por causa de um esquilo. Quando ele saiu de casa, olhou para o céu e viu as estrelas lindas e brilhantes. Enquanto ele olhava, experimentou um sentimento que nunca havia sentido. Esse sentimento era de aventura!
Ele pensava em um dia ir para o espaço e descobrir coisas que nenhuma pessoa já viu. Esse era o sonho que queria realizar. Mas ele pensou que nunca conseguiria. Então, resolveu esquecê-lo.
Um dia encontrou um amigo, este lhe perguntou qual era o seu sonho. Eduardo disse que já teve um, mas resolveu esquecer. O amigo lhe disse para nunca desistir dos sonhos: "Trabalhe duro e você algum dia vai realizá-lo". Eduardo pensou e lhe respondeu: "Você tem razão"! E foi estudar.
Depois de anos se esforçando, ele finalmente conseguiu realizar seus sonhos. Quando envelheceu e faleceu, todos se lembraram dele como um grande homem.
A transmissão sobre o céu
(Por Esfefanny Paloma da Silva Evangelista - 1ªB)
Eu sou Robson e vim ter uma experiência com sentimentos e imaginação. Meu dia foi cansativo no serviço e decidi pensar na minha vida olhando para as estrelas. Aqui no meu quintal onde observo o céu estrelado me sinto em paz.
Observando o céu estrelado minha mente se enche de perguntas: como o céu pode ser tão belo e o mundo estar um caos? Posso sentir que o mundo não nos deixa tocar!
Meu desejo é ter novas experiências. Sonho muito alto. Anseio que em breve meu dia chegará. Vivemos só uma única vez. Obrigado céu por me propor essa experiência sobre mim!
PLANO DE AULA:
SLIDES DA AULA:







Comentários