PERGUNTAS SEM RESPOSTAS
- Jonathan Pessoa

- 8 de jun. de 2022
- 2 min de leitura
De que maneira a igualdade e a justiça podem ser encontradas na sociedade? Na tentativa de construir um mundo melhor que valorize e respeite mais os Direitos Humanos, após analisarem os diferentes conceitos de igualdade e de justiça dentro das obras de Aristóteles, Rousseau, Hannah Arendt e John Rawls, a partir da Situação de Aprendizagem 2 (Caderno do Aluno), os estudantes da 2ª série do Novo Ensino Médio da PEI Lino Vieira Ruivo (Ibiúna/SP) elaboraram uma reflexão crítica na busca de uma solução para o crescente problema da desigualdade na sociedade brasileira.
Nesse ponto, houve entre eles então muito debate e discussão. Alguns pontos foram destacados, outros refutados. Como resultado desse diálogo, portanto, para fins de avaliação, a produção de um artigo de opinião foi proposta pelo professor. Veja abaixo, por exemplo, o artigo redigido pela estudante Bianca Kathllen Domingues Ruivo (2ªA).

PERGUNTAS SEM RESPOSTAS
A justiça e a igualdade não podem ser encontradas na sociedade, pois a justiça é certa para algumas pessoas e outras não! Todos temos formas de pensar e para termos igualdade e justiça todos teriam que ter um trabalho, uma casa, um carro e outros bens materiais. Todos também teriam que ter empatia, respeito solidariedade e amor. E, para termos isso, é só deixando de ser nós mesmos, pois todos têm seus tem seus conflitos e ninguém ama todo mundo.
Nós precisamos dessa ambição de trabalhar para conquistar nossas coisas e se, todos tiverem tudo, para que nos esforçarmos? Se todos já têm a vida perfeita, por que não parar de trabalhar e só viver a vida para sobreviver? E se todos cultivarem uma horta em sua casa e caçar para se alimentar, isso seria o bastante? Iria ser cada um por si, ou todos iriam se amar, e acabaria os conflitos?
Esse assunto só vai se basear em perguntas sem resposta, pois é uma mudança muito radical para sabermos se vai dar certo ou não. E onde haverá mudança haverá conflito, e uma das duas coisas não iria haver.



Comentários