Simulado da Prova Paulista: Língua Portuguesa - 1ª Série (3ºBIM)
- Jonathan Pessoa

- 9 de set.
- 6 min de leitura

QUESTÃO 01
Atribui-se o marco de início da literatura portuguesa à “Cantiga da Ribeirinha” (ou “Cantiga de Guarvaia”), escrita por Paio Soares de Taveirós, em 1189 (ou 1198). Esse texto foi originalmente escrito em:
a) latim-vulgar;
b) galego-português;
c) catalão-português;
d) occitano;
e) romeno;
Gabarito
b) galego-português;
QUESTÃO 02
Leia o trecho da "Cantiga da Ribeirinha" escrita por Paio Soares de Taveirós:
"No mundo não conheço quem se compare
A mim enquanto eu viver como vivo,
Pois eu morro por vós – ai!
Pálida senhora de face rosada,
Quereis que eu vos retrate
Quando eu vos vi sem manto!
Infeliz o dia em que acordei,
Que então eu vos vi linda!"
O verbo em destaque encontra-se no modo:
a) infinitivo;
b) indicativo;
c) subjuntivo;
d) imperativo;
e) particípio;
Gabarito
c) subjuntivo;
QUESTÃO 03
(Instituto Indec - 2025 - Prefeitura de Igarassu - PE - Procurador Municipal)
“Construíste ilusões nessa tua relação amorosa”.
O verbo destacado classifica-se em tempo e modo do:
a) Pretérito imperfeito do indicativo.
b) Pretérito perfeito do indicativo.
c) Pretérito mais que perfeito do indicativo.
d) Presente do indicativo.
e) Futuro do pretérito.
Gabarito
b) Pretérito perfeito do indicativo.
QUESTÃO 04
Coisas que a ciência 'descobriu' séculos depois dos povos indígenas
Ao longo da história, os povos indígenas contribuíram significativamente para as ciências aplicadas modernas, como a medicina, a biologia, a matemática, a engenharia e a agricultura. Muitas dessas contribuições, no entanto, são desconhecidas. Uma série de medicamentos, instrumentos médicos, alimentos e técnicas de cultivo que são usadas diariamente no mundo ocidental hoje tem suas raízes no conhecimento dos povos originários.
Para sobreviver e se adaptar a diversos ambientes, os povos indígenas fabricaram produtos e aplicaram técnicas sofisticadas — e algumas delas os cientistas e especialistas só começaram a valorizar agora. Muitos povos indígenas desenvolveram uma cultura de medicina baseada na natureza, cujas descobertas serviram de base para tratamentos atuais. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 40% dos produtos farmacêuticos utilizados hoje são baseados no conhecimento tradicional.
Um dos mais emblemáticos é a aspirina, cuja substância base é o ácido salicílico, proveniente do salgueiro — árvore também conhecida como chorão. Os indígenas norte-americanos conseguiram extrair o ácido da casca dessa árvore há centenas de anos e usavam para tratar quem sofria de dores musculares ou ósseas.
Outro exemplo é o que aconteceu durante a pandemia de covid-19, quando os cientistas por trás das vacinas descobriram na quilaia, uma árvore endêmica do Chile, um ingrediente fundamental para combater o coronavírus. A quilaia é conhecida como a "árvore de casca de sabão" devido às suas saponinas vegetais, moléculas que espumam quando entram em contato com a água e que se tornaram um catalisador cobiçado para a resposta imunológica. Mas suas propriedades curativas já haviam sido descobertas muito tempo antes pelos indígenas mapuche, que a utilizavam para curar todo tipo de enfermidade, desde doenças estomacais e respiratórias até problemas de pele e reumatismo.
Atualmente, alguns alimentos estão tendo um "boom" de consumo graças às suas impressionantes propriedades nutricionais, segundo especialistas. Um deles é a spirulina, que hoje aparece nos cardápios na forma de smoothies (ou shakes) e até mesmo em omeletes, saladas e biscoitos. Mas séculos antes de ser considerado um "superalimento", esse tipo de microalga, que cresce sobretudo em lagos alcalinos quentes e rios, era um alimento básico na era pré-colombiana. Os mexicas, descendentes dos astecas, colhiam o alimento rico em proteínas da superfície do Lago Texcoco. Acredita-se que consumiam a spirulina com milho, tortilha, feijão e pimenta como "combustível" para viagens longas. Assim, mesmo sem a ciência moderna, os indígenas mexicanos eram capazes de reconhecer a densidade nutricional da spirulina.
(Fernanda Paúl, https://www.bbc.com/, com adaptações)
[Questão] "consumiam a spirulina com milho, tortilha, feijão e pimenta (º parágrafo)
Assinale a alternativa em que se encontra forma verbal no mesmo tempo e modo que o destacado acima.
a) os povos indígenas contribuíram significativamente para as ciências (1º parágrafo)
b) os povos indígenas fabricaram produtos (2º parágrafo)
c) pelos indígenas mapuche, que a utilizavam para curar todo tipo de enfermidade (4º parágrafo)
d) moléculas que espumam quando entram em contato com a água (4º parágrafo)
e) alguns alimentos estão tendo um "boom" de consumo (5º parágrafo)
Gabarito
c) pelos indígenas mapuche, que a utilizavam para curar todo tipo de enfermidade (4º parágrafo)
QUESTÃO 05
No Trovadorismo, qual tipo de composição lírica é caracterizado por ter um eu-lírico feminino que manifesta a saudade do amado, com a natureza ou figuras familiares servindo como confidentes?
a) A cantiga de amigo.
b) A cantiga de gesta.
c) A cantiga de escárnio.
d) A cantiga de amor.
e) A cantiga de maldizer.
Gabarito
a) A cantiga de amigo.
QUESTÃO 06
(IFSP - 2016) Considere o trecho para responder à questão.
No final do século XV, a Europa passava por grandes mudanças provocadas por invenções como a bússola, pela expansão marítima que incrementou a indústria naval e o desenvolvimento do comércio com a substituição da economia de subsistência, levando a agricultura a se tornar mais intensiva e regular. Deu-se o crescimento urbano, especialmente das cidades portuárias, o florescimento de pequenas indústrias e todas as demais mudanças econômicas do mercantilismo, inclusive o surgimento da burguesia.
Tomando-se por base o contexto histórico da época e os conhecimentos a respeito do Humanismo, marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso e assinale a alternativa correta.
( ) O Humanismo é o nome que se dá à produção escrita e literária do final da Idade Média e início da moderna, ou seja, parte do século XV e início do XVI.
( ) Fernão Lopes é um importante prosador do Humanismo português. Destacam-se entre suas obras: Crônica Del-Rei D. Pedro I, Crônica Del-Rei Fernando e Crônica de El-Rei D. João.
( ) Gil Vicente é um importante autor do teatro português e suas principais obras são: Auto da Barca do Inferno e Farsa de Inês Pereira.
( ) Gil Vicente é um autor não reconhecido em Portugal, em virtude de sua prosa e documentação histórica não participarem da cultura portuguesa.
a) V, V, V, F.
b) V, F, V, V.
c) F, V, V, F.
d) V, V, F, F.
e) V, F, F, V.
Gabarito
a) V, V, V, F.
QUESTÃO 07
“Busque Amor novas artes, novo engenho,
para matar-me, e novas esquivanças;
que não pode tirar-me as esperanças,
que mal me tirará o que eu não tenho.
Olhai de que esperanças me mantenho!
vede que perigosas seguranças;
que não temo contrastes nem mudanças,
andando em bravo mar perdido o lenho.
Mas, conquanto não pode haver desgosto
onde esperança falta, lá me esconde
Amor um mal, que mata e não se vê;
que dias há que na alma me tem posto
um não sei quê, que nasce não sei onde,
vem não sei como e dói não sei porquê.”
Relido o poema de dois quartetos e dois tercetos com versos decassílabos heroicos e esquema rimático abba – abba – cde, e considerada a elaboração estética da linguagem com que é tratado tema, assinalar a alternativa que nomeia que tipo de poema é, o seu autor e o movimento literário em que este se enquadra:
a) redondilha Gil Vicente – Humanismo;
b) soneto Camões – Classicismo;
c) soneto Gregório de Matos – Barroco;
d) lira Cláudio Manuel da Costa – Arcadismo;
e) lira Camões – Maneirismo.
Gabarito
b) soneto Camões – Classicismo;
QUESTÃO 08
Assinale a alternativa cuja oração apresenta um sujeito indeterminado:
a) Resolvemos o problema da equipe rapidamente.
b) Comentaram sobre a nova peça teatral na cidade.
c) Haverá festividades populares no próximo mês.
d) Nevou bastante nas serras gaúchas no último inverno.
e) Os pais e os professores discutiram o futuro da escola.
Gabarito
b) Comentaram sobre a nova peça teatral na cidade.
QUESTÃO 09

Em um anúncio de cosméticos, a expressão "Ouro líquido para sua pele" é empregada para atribuir alto valor e raridade ao produto. Tal construção linguística tem a função de aproximar dois universos distintos, criando uma nova percepção de sentido, sem, contudo, ser uma frase cujo impacto original se perdeu pelo uso excessivo. Qual recurso expressivo exemplifica essa característica?
a) Hipérbole
b) Clichê
c) Ironia
d) Metáfora
e) Sinestesia
Gabarito
d) Metáfora
QUESTÃO 10
(UDESC - 2012) O movimento literário que retrata as manifestações literárias produzidas no Brasil à época de seu descobrimento, e durante o século XVI, é conhecido como Quinhentismo ou Literatura de Informação. Analise as proposições em relação a este período.
I. A produção literária no Brasil, no século XVI, era restrita às literaturas de viagens e jesuíticas de caráter religioso.
II. A obra literária jesuítica, relacionada às atividades catequéticas e pedagógicas, raramente assume um caráter apenas artístico. O nome mais destacado é o do padre José de Anchieta.
III. O nome Quinhentismo está ligado a um referencial cronológico — as manifestações literárias no Brasil tiveram início em 1500, época da colonização portuguesa — e não a um referencial estético. IV. As produções literárias neste período prendem-se à literatura portuguesa, integrando o conjunto das chamadas literaturas de viagens ultramarinas, e aos valores da cultura greco-latina.
V. As produções literárias deste período constituem um painel da vida dos anos iniciais do Brasil colônia, retratando os primeiros contatos entre os europeus e a realidade da nova terra.
Assinale a alternativa correta:
a) Somente as afirmativas I, IV e V são verdadeiras.
b) Somente a afirmativa II é verdadeira.
c) Somente as afirmativas I, II, III e V são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.
e) Todas as afirmativas são verdadeiras.
Gabarito
c) Somente as afirmativas I, II, III e V são verdadeiras.


Comentários